Promiscuidade Intelectual


Alegoria da Luxúria (Vênus e Cupido) - Agnolo Bronzino, 1545
National Gallery, London


Ah pois é, a arte tem disso, e muito além disso!

Por exemplo, Giulio Romano ou Giulio Pipi era protegido de Rafael, que morreu em 1520. Depois da morte do mestre, Giulio completou o trabalho que estava sendo feito para o Papa Clemente VII. Mas Clemente recusou-se a pagar o artista no mesmo padrão que pagaria a Rafael. Giulio protestou produzindo, nas paredes do Vaticano, 16 pinturas representando sexo explícito. As pinturas foram destruídas e Giulio foi banido de Roma. Passou o resto de seus dias na corte de um notável libertino da Renascença, Frederico Gonzaga. As pinturas, denominadas I Modi [As Posições], inspiraram gerações de outros pintores.



Como Marcantonio Raimondi o qual fez gravuras reproduzindo o trabalho de Giulio. Estas gravuras, que ilustraram um livro de sonetos vulgares de Pietro Aretino, tornaram-se as mais famosas representantes da pornocultura Ocidental. Os originais das gravuras de Raimondi, também desapareceram porém, o barão Frederick Waldeck (1786-1875) havia copiado as imagens, que foram exibidas na França em 1892 junto com a republicação do livro de Arentino em uma edição colorida e limitada a 500 exemplares.


pinturas rupestres do periodo Paleolítico

Isso porque há muitas maneiras sutis de representar a prosmiscuidade.
Enquanto você se diverte com esses filmecos do Alexandre Frota e Rita Cadilac que não agregam nada, fica a dica de conhecer culturalmente os costumes das antigas civilizações e entender um pouco do bacanal a qual nos encontramos atualmente.


0 comentários: