Exposição de André Venzon














Qual é o seu lugar? Esse é o seu lugar? A cidade é o meu corpo.

Essas são as indagações que compõe a série do artista e que pairam pela exposição, demonstrando a clara intenção do autor em mostrar a falta de identidade acarretada nos grandes centros urbanos.
Os não-lugares e lugares que se contrapõem.
A respeito disso segundo o artista o não-lugar é um lugar também, mas não tem uma identidade, ele tem mil identidades, ai se pararmos para analisar, este lugar tem alguma identidade se ele tem todas? Os não-lugares estão se multiplicando, e os lugares, com uma carga de memória muito forte, estão desaparecendo. Então os não-lugares estão forjando memória numa sociedade contemporânea.

Os grandos centros urbanos estão se prostituindo e perdendo seu valor, sendo destruido.
A partir dessa concepção é que ele traz uma série que é composta por fotos, vídeos e objetos.
Me esqueci de bater foto da serie boates. Mas eu filmei. Nela o artista busca a noite como um lugar de contradições profundas, principalmente, entre silêncio e diversão, esvaziamento e transgressão.

E a respeito do lugar da região, que ele recuperou em sua obra, eu fiquei surpresa, tanto com o lugar, quanto com a forma que ele o apresentou. Tanto que gerou até uma discussão a respeito das versões e dos porquês. Era um video editado, que mostrava uma igreja entrando e saindo do meio das aguas. Tudo isso aliado a gemidos, que nos remetiam a uma relação sexual.

Este lugar nada mais é que a igreja da barragem do rio São Bento.

A exposição provocou um olhar critico, diferente, investigador e não só de simples contemplação, como vinha ocorrendo em algumas outras exposições.
É bom quando percebemos olhares diferentes numa mesma obra, e depois temos a oportunidade de ter contato com o próprio artista para assim ele desvendar a sua verdadeira intenção com aquele trabalho. E foi isso que aconteceu.

Mais fotos aqui

O video!




3 comentários:

Anônimo disse...

Olá!
Voltei?

Eu fico feliz, tomara que também fiques!
P'ra não perder o costume...
Correção:

"as indagações que compõe"
Por ser conjugação do verbo "Compor" na terceira pessoa do plural no presente do indicativo, deverias ter redigido "compõem", utilizas a forma "compõe" para terceira pessoa do singular.

Outros erros existem, mas podem ser esquecidos.

Interessante posição do Venzon, a respeito da Igreja de São Bento, responde fielmente a interpretação dele. Só que devemos tomar cuidado com poluição de idéias em nossas mentes, não concordo com a teoria dos não-lugares; A interpretação do autor deve ser respeitada obrigatoriamente, mas não necessariamente concordada.

Explicar meu ponto de vista é inoportuno aqui, quem sabe um dia conversemos sobre...

Congratuações pelo resumo da exposição!

Bjux.

Anônimo disse...

Correção da minha:

"Congratulações" é o correto, com a letra l.

Vanessa Biff disse...

Ahhhhhhhh que legal! Você voltou.

Eu estava aqui sem fazer nada, lendo resenhas de livros...

Quando surge sua msg na minha caixa de emails.
:)

Feliz feliz feliz

Bom você sempre achando erros nas minhas argumentações! ARggg...

Isso é bom.. vou começar a postar todos os meus trabalhos academicos pra você dar uma revisada...

OU

podemos fazer de outra maneira.

hahahaha

Sobre a sua concepção de não-lugares acredito que seja sim, muito oportuno dizer seu ponto de vista, até para fazer sentido a sua afirmação em não concordar!

Você voltou pra ficar?